5º Workshop Canvas Cycle Life

5º workshop Canvas Cycle Life - Equipe LabSis

O novo prédio do Laboratório Sismológico da UFRN foi palco da 5ª edição do workshop Canvas Cycle Life. Durante a manhã desta quarta-feira (19.04), o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, e os técnicos do laboratório, conduzidos pelo professor Manoel Veras, evoluíram em mais uma fase de aprendizado na elaboração e desenvolvimento de projetos.

Canvas

O LifeCycleCanvas® é uma base para a gestão dinâmica de projetos, que possibilita acompanhar todo o ciclo de vida do projeto envolvendo iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento em uma única tela. Como serve ao ciclo de vida inteiro, permite gerar inúmeros relatórios referentes a cada fase do ciclo, utiliza ferramentas e técnicas distintas alinhadas ao guia PMBOK® e permite documentar o projeto com uma única ferramenta. O LifeCycleCanvas® também olha para a metodologia PRINCE2® e resgatas aspectos importantes como a estrutura para gerenciar grandes projetos e os controles relacionados às entregas e a mudança. Ele apresenta um painel pronto para servir como referência para o status de cada projeto gerenciado. Um verdadeiro painel de bordo. Uma empresa pode ter uma central de resultado , uma sala de situação, para os projetos em andamento ou mesmo em execução,  utilizando os diversos painéis de bordo que representam cada projeto.

Manoel Veras

O ministrante do treinamento Canvas Cycle Life, Manoel Veras, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1983.É mestre em Engenharia Elétrica na área de Telecomunicações pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 1985. Concluiu o doutorado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação na Universidade de São Paulo (USP) em 2001 .

Além disso, é certificado pelas empresas Microsoft (Microsoft Systems Engineer mais Internet), Cisco (Cisco Certified Design Professional), Compaq (Master Accredited Systems Engineer ). Foi o primeiro MASTER ASE pela Compaq na America Latina em 1998. Em 2005 foi considerado o melhor consultor de TI da América Latina pela DELL. É certificado como PMP pelo PMI desde 2001 , ITIL pelo itSMF e COBIT pelo ISACA.

Foi pesquisador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos. Fez parte da equipe que projetou o primeiro acelerador linear de eletróns no Brasil.

Atuou como engenheiro eletrônico na indústria aeronáutica, com foco no desenvolvimento de projetos para equipamentos de tráfego aéreo e radar. Trabalhou diretamente no desenvolvimento do radar do avião ítalo-brasileiro AMX.

Atualmente é professor e consultor vinculado ao Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Administração como coordenador e  com vínculo com a linha de pesquisa Estratégia, Gestão e Tecnologia da Informação.

Como professor escreveu nove livros. Orientou três dezenas de dissertações de mestrado, duas teses de doutorado  e publicou cerca de cem papers com diversos colaboradores. Como consultor participou de diversos projetos de pesquisa e extensão apoiado pelo CNPQ, CAPES  e SEBRAE.

Heloísa Lemos - Assessoria de Comunicação