LABSIS INICIA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES SISMOGRÁFICAS EM BAIXA GRANDE-BA

Instalação localizada na comunidade de Lasca Gato
Instalação localizada na comunidade de Lasca Gato

A equipe de técnicos do LabSis, formada por Eduardo Menezes e Flauber Costa, iniciou na última segunda feira, 20/03, a instalação de 7 estações sismográficas no município localizado no centro norte baiano. O objetivo é o estudo das recentes atividades sísmicas na região, além de mapear a falha geológica atual.

A primeira estação foi instalada na região de Lasca Gato, local onde os abalos são mais sentidos. Ao longo dessa semana, todas as outras seis deverão ser finalizadas e um pré processamento de análise dos dados colhidos será feito.  As localidades das estações foram escolhidas seguindo um padrão que considera principalmente os relatos feitos pela população. Um estação ficará o mais próximo da área epicentral, e as demais  serão colocadas em torno dela, com uma distância média de 5 Km.

Cada estação sismográfica é composta de um sensor  de alta precisão (sismômetro), um registrador digital de 3 canais, um sistema de tempo que é ajustado em tempo real por GPS e uma bateria, alimentada por um painel solar.

Para essa atividade, o LabSis conta com o apoio do CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), que financia a operação, e da Prefeitura de Baixa Grande, através do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sr Amaral Oliveira. Além da grande contribuição da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e da RSISNE (Rede Sismográfica do Nordeste).