NOVO TREMOR EM IRAUÇUBA-CE

Epicentro do tremor está marcado pela estrela vermelha.
Epicentro do tremor está marcado pela estrela vermelha.

A equipe do LabSis, através dos técnicos e do Professor Joaquim Ferreira, confirmaram um registro de um tremor no município de Irauçuba, no Ceará, através das estações sismográficas da RSBR de responsabilidade da UFRN (LabSis).

O tremor, teve magnitude preliminar de 2.7, e foi sentido pela população às 21:08, horário local da quarta feira, 23/05 (00:08, 24/05 UTC). Já ontem à noite, no momento do tremor, o técnico Eduardo Menezes foi contatado pelo Sr. Frota, da Defesa Civil do município. Eduardo prontamente disponibilizou informações para que um melhor esclarecimento fosse repassado à população, já que muitos relataram ter sentido o  evento sísmico ocorrido.

Irauçuba possui um histórico de atividade sísmicas. Em 1991 um tremor de magnitude 4.9 foi registrado na cidade. Na época, uma estação sismográfica da UFRN foi instalada próximo a Juá, onde o epicentro dos eventos estavam localizados. Já em 2015, uma nova estação voltou ao município, dessa vez se constatou que havia um epicentro diferente do de 1991. Os dados colhidos nessa visita mais recente acabaram servido para a dissertação de mestrado do técnico Eduardo Menezes.

Para mais informações sobre a sismologia do estado e do Nordeste brasileiro, acessem: http://sismosne.blogspot.com.br