NOVO TREMOR DE TERRA NA REGIÃO DA SERRA DA MERUOCA/CE NO DIA 08/09

Mapa indicando as localidades afetadas pelo evento
Mapa indicando as localidades afetadas pelo evento

Ontem, 08/10, às 23:51 UTC (20:51, horário local), ocorreu um novo tremor na Serra da Meruoca, desta vez de magnitude preliminar estimada em 1.5. Na manhã de hoje (09/10), o Sr. Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, gerente operacional da Defesa Civil do município de Sobral, percorreu a região para verificar os efeitos deste tremor. De acordo com as informações colhidas, o evento foi sentido em várias localidades e, segundo os moradores da região, a repercussão mais recorrente entre os envolvidos foi a de escutar um barulho muito forte seguido de um tremor que, inclusive, chegou a mover móveis e afastar as telhas das casas.

A região da Serra da Meruoca é compartilhada pelos municípios de Meruoca/CE, Alcântaras/CE e Sobral/CE. Em 2008 houve intensa atividade sísmica, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 que causou danos na região limítrofe desses municípios. Em sismologia não é possível fazer previsões sobre a evolução da sismicidade. É possível que esse evento seja um sismo isolado ou também o início de uma nova fase de atividade sísmica. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a mais provável.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: http://sismosne.blogspot.com/