TREMOR NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EM 05/12/2018

Epicentro do evento indicado pelo ponto vermelho, localizado no município de Triunfo Potiguar/RN
Epicentro do evento indicado pelo ponto vermelho, localizado no município de Triunfo Potiguar/RN

Ontem, 05/12, às 22:53 (horário local; 01:53 UTC do dia 06/12) ocorreu um novo tremor no Rio Grande do Norte de magnitude preliminar estimada em 2.5. Tivemos informações que o mesmo foi sentido em diversas localidades como Campo Grande (ex Augusto Severo), Triunfo Potiguar, Janduís, Caraúbas Upanema e Jucurutu, conforme publicado em diversos blogs da região. Esse evento em específico foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo LabSis.

Embora tenha sido registrado por várias estações, o fato dessas estações estarem distantes da área epicentral afeta a precisão na determinação do epicentro. Os dados da estação mais próxima da área epicentral, a estação de Paraú (NBPA), cujos registros serão coletados ainda hoje, possibilitarão uma determinação mais precisa do epicentro.

Atualização: Após coletar os dados da estação localizada no município de Paraú/RN, os técnicos do Laboratório Sismológico concluíram que a região epicentral do último evento ocorrido no dia 05/12, às 22:53, foi calculada no município de Triunfo Potiguar/RN, quase na divisa intermunicipal com Campo Grande/RN. A estação mais próxima deste evento em específico está localizada no município de Paraú/RN (NBPA).

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste