TREMOR NA FRONTEIRA ALAGOAS/SERGIPE EM 14/12/2018

Localização epicentral indicada pela estrela vermelha
Localização epicentral indicada pela estrela vermelha

Na última sexta-feira (14/12), às 16:53 UTC (13:53, horário local), ocorreu um tremor de magnitude preliminar estimada em 2.6 na região Nordeste do país. Esse evento foi sentido em várias cidades como São Brás/AL, Traipu/AL, Gararu/SE, Propriá/SE, Porto da Folha/SE, Nossa Senhora da Glória/SE, Nossa Senhora da Luz/SE, Amparo do São Francisco/SE, etc. Esse sismo foi registrado por diversas estações sismográficas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN.

Essa não é a primeira vez que ocorrem tremores de terra nessa região e, certamente, não será a última. No entanto, é impossível prever como a atual atividade irá evoluir, isto é, se estamos lidando apenas com um evento isolado ou o prenúncio de uma atividade de maior duração, como tem ocorrido em diversas localidades do Nordeste, em particular nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste