TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DE ALAGOAS (21/10/2021)

Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa
Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa

Nesta quinta-feira (21), às 19h37 UTC (16h37, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar calculada em 1.6 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Monteirópolis, no estado de Alagoas. O último evento registrado no estado ocorreu no início do mês de setembro deste ano (06/09), às 03h38 UTC, na região do município de São Brás. O evento, que foi sentido por moradores dos municípios de São Brás e Canhoba, teve sua magnitude preliminar calculada em 2.1 mR. Até o momento desta publicação não há informações sobre moradores terem ouvido ou sentido o evento de hoje (21).

O LabSis/UFRN, no mês de agosto, em parceria com a Defesa Civil do estado de Alagoas, viabilizou o link de internet da estação sismográfica operada no município de Anadia, também no estado de Alagoas. Com a conexão, os dados da estação serão transmitidos em tempo real ao data center da UFRN, e poderão ser utilizados para a continuidade do monitoramento da atividade sísmica no estado de Alagoas e na região Nordeste do Brasil. A visita da equipe do LabSis para manutenção e instalação do link contou com apoio logístico da Defesa Civil do estado de Alagoas, além de financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos Tectônicos (INCT-ET/CNPq) e Serviço Geológico do Brasil.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.