Tremor de terra é registrado em Taiwan e estações no Brasil conseguem detectar abalo (02/04/2024)

Imagem 1: Prédio parcialmente desabado em Hualien, leste de Taiwan, após terremoto atingir a ilha.
Imagem 1: Prédio parcialmente desabado em Hualien, leste de Taiwan, após terremoto atingir a ilha.

Nesta terça-feira, 02 de abril, um terremoto de magnitude 7.4 mR atingiu Taiwan. A atividade sísmica aconteceu por volta das 23h58 UTC (20h58, pelo horário de Brasília) e pôde ser captada por todas as estações da Rede Sismográfica Brasileira. O epicentro desse abalo foi estimado a cerca de 21 quilómetros a sul da cidade de Hualien e ocorreu a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície.

 Depois do tremor principal, ainda foram detectados vários abalos secundários e apesar de um alerta de tsunami ter sido emitido pelas autoridades locais, não houve relatos imediatos de danos causados pela alteração do nível do mar.

 Devido a magnitude do terremoto, todas estações sismográficas em atividade no Brasil detectaram essa atividade. Em Cascavel/CE, chegaram aos sensores sinais de atividade sísmica vindas de Taiwan à 00h18 UTC (21h18, pelo horário de Brasília) 

 Esse foi o terremoto mais forte a atingir Taiwan desde 1999, quando em setembro daquele ano ocorreu um abalo sísmico de magnitude 7.6 mR.