LABSIS CONCLUI APRIMORAMENTO DE DEZESSEIS ESTAÇÕES SISMOGRÁFICAS
Na semana iniciada em 13 de julho de 2020, o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) concluiu a instalação dos links de transmissão via internet das estações sismográficas listadas abaixo, que são parte da Rede Sismográfica Brasileira — RSB (atualmente financiada pelo Serviço Geológico do Brasil — CPRM). Dessa forma, as seguintes estações operadas pelo LabSis/UFRN estão transmitindo seus dados via internet ao data center da RSB:
- NBCL – Cascavel/CE
- NBLV – Livramento/PB
- NBCA – Caruaru/PE
- NBTA – Tacaratu/BA
- NBPN – Ponto Novo/BA
- NBIT – Itapé/BA
- NBLA – Lagarto/SE
- NBAN – Anadia/AL
- NBPV – Pedro Velho/RN
- NBPA – Paraú/RN
- NBMO – Morrinho/CE
- NBPS – Pedro II/PI
- NBBC – Barra do Corda/MA
- NBPB – Pedra Branca/CE
- NBMA – Mauriti/CE
- PFBR – Pau dos Ferros/RN
As instalações e manutenções dos links foram viabilizadas através do projeto “Sismologia de fonte passiva aplicado a bacias sedimentares: Estudo de caso Bacia Potiguar, Araripe e Recôncavo-Tucano” (Petrobras) e pelo “Instituto Nacional de Estudos Tectônicos” (INCT-ET/CNPq).
Com essa transmissão, é possível dar respostas muito mais rápidas à população e autoridades a respeito da sismicidade no Brasil, além do promover o aumento do conhecimento geológico do país gerando informações que subsidiem a investigação da estrutura interna da terra. Os dados podem ser acessados através do site da RSB, ou visualizados no site do LabSis/UFRN, na aba serviços.