ATUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE SÍSMICA NO MUNICÍPIO DE PALHANO/CE (06/11/2020 E 07/11/2020)

Localização epicentral do tremor de terra (05h10 UTC) simbolizada pela estrela vermelha no mapa
Localização epicentral do tremor de terra (05h10 UTC) simbolizada pela estrela vermelha no mapa

A rede sismográfica RSISNE, pertencente à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e operada pelo Laboratório Sismológico da UFRN, registrou na última sexta-feira (6) e neste sábado (7) um total de 34 eventos. Somente na sexta foram registrados 32 eventos, destacando os tremores de terra que ocorreram às 05h08 UTC, de magnitude preliminar 1.4 mR, e às 09h31 UTC, de magnitude preliminar calculada em 1.3 mR. Já no sábado (7), o primeiro evento, de magnitude preliminar 1.4 mR, ocorreu às 05h10 UTC. O segundo tremor, de menor expressão, ocorreu logo após, às 05h23 UTC. De acordo com informações dos próprios moradores do município, os tremores foram sentidos pela população da localidade de Barbada.

No ano passado (2019), o Laboratório Sismológico da UFRN instalou uma rede sismográfica local na região de Palhano com o intuito de monitorar, com maior precisão, a evolução sísmica da região. Além de instalar as nove estações sismográficas no município, o técnico Eduardo Menezes ministrou também uma palestra para a população local sobre sismicidade. Anexado no final desta publicação, é possível conferir o registro do tremor de terra que ocorreu hoje (7), às 05h10 UTC.

O Laboratório Sismológico da UFRN permanece monitorando e divulgando todo o trabalho feito na região de Palhano/CE, como também nas demais localidades da região Nordeste.