TREMORES DE TERRA SÃO REGISTRADOS NO ESTADO DO CEARÁ E BAHIA (09/01/2022 E 10/01/2022)

Localizações epicentrais simbolizadas pelas estrelas amarelas no mapa (Jacobina/BA)
Localizações epicentrais simbolizadas pelas estrelas amarelas no mapa (Jacobina/BA)

Três eventos sísmicos foram registrados pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, entre os dias 9 e 10 de janeiro, no estado do Ceará e da Bahia. Os dois primeiros, que ocorreram às 23h51 (20h51, hora local) UTC e 23h54 UTC (20h54, hora local), de magnitudes preliminares 2.1 mR e 2.0 mR, respectivamente, foram registrados no município de Jacobina, na Bahia.

Já na segunda-feira (10), outro evento foi registrado, desta vez no município de Morada Nova/CE, às 0h55 UTC (21h55, hora local), de magnitude preliminar calculada em 1.5 mR. O último evento divulgado pelo LabSis/UFRN no estado do Ceará ocorreu na última sexta-feira (7), no município de Ocara, às 09h47 UTC. O evento teve sua magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Até o momento desta publicação não há informações sobre moradores das regiões dos municípios de Jacobina/BA e Morada Nova/CE terem escutado ou sentido os eventos do último domingo e desta segunda-feira.

O mapa da região epicentral do evento localizado no município de Morada Nova/CE estará disponível no final desta publicação, na aba 'anexo', para download. O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra nos estados do Ceará e Bahia, assim como na região Nordeste do país.