Apresentação

Iniciado por um grupo de professores do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Laboratório Sismológico (LabSis) atualmente está vinculado ao Departamento de Geofísica da universidade.

Desde a década de 70, o laboratório tem trabalhado em conjunto com várias entidades públicas e privadas no Brasil e mundo a fim de informar e auxiliar as populações locais sobre eventos sísmicos locais, uso da sismologia para entender a estrutura e evolução da Terra e formação de recursos humanos de alto nível. Em particular, a relevância desse trabalho pode ser exemplificada por meio de casos como o de João Câmara/RN, em 1986. O município foi acometido por uma série de tremores de terra, dentre os quais, o de maior magnitude atingiu 5.1 graus na escala Richter. Na época, o acontecimento foi extensamente relatado pela mídia nacional, que destacou o papel do laboratório em situações como essa. O papel do LabSis foi importante no sentido de assessorar as autoridades públicas nas tomadas de decisões.

Atualmente, o LabSis também conta com estações de monitoramento sísmico em todos os estados do Nordeste para detectar vibrações dos terremotos que ocorrem nesta região. O LabSis está localizado dentro do campus universitário central da UFRN em Natal, ao lado da sede administrativa do Departamento de Geofísica.