Estações sismológicas são relocadas no Tocantins e Maranhão
Os técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), Eduardo Menezes, Flauber Costa e o pesquisador Diogo Coelho, estiveram entre os dias 6 e 15 de março nos estados do Maranhão e Tocantins. O objetivo da viagem foi realizar a relocação de estações sismográficas nas cidades de Caxias, Presidente Dutra, Barra do Corda, Guajiru e Porto Franco (MA) e Tocantinópolis (TO).
De acordo com Diogo, “essas mudanças foram feitas para melhorar a distribuição das estações do projeto da Bacia do Parnaíba. Para que no futuro tenhamos um perfil de estações que cortem longitudinalmente a Bacia da com uma distância entre as estações de aproximadamente 35 km (com uma alternância de estações de período curto e banda larga)”.
Esse trabalho realizado pelos técnicos pelo pesquisador do LabSis, gera um banco de dados diferenciado que aumenta ainda mais o conhecimento dos técnicos do laboratório. “É um longo perfil de estações sismográficas temporárias que registram dados num curto período de tempo (1 a 2 anos), seguindo uma distribuição fixa. Logo, é necessária uma logística de campo completamente diferente da utilizada em estações permanentes. Portanto é mais um trabalho que demonstra a expertise do LabSis na aquisição de dados”, finaliza Diogo Coelho.