Estações sismológicas são relocadas no Tocantins e Maranhão

Técnico Flauber Costa realiza procedimento de relocação das estações
Técnico Flauber Costa realiza procedimento de relocação das estações

Os técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), Eduardo Menezes, Flauber Costa e o pesquisador Diogo Coelho, estiveram entre os dias 6 e 15 de março nos estados do Maranhão e Tocantins. O objetivo da viagem foi realizar a relocação de estações sismográficas nas cidades de Caxias, Presidente Dutra, Barra do Corda, Guajiru e Porto Franco (MA) e Tocantinópolis (TO).

 

De acordo com Diogo, “essas mudanças foram feitas para melhorar a distribuição das estações do projeto da Bacia do Parnaíba. Para que no futuro tenhamos um perfil de estações que cortem longitudinalmente a Bacia da com uma distância entre as estações de aproximadamente 35 km (com uma alternância de estações de período curto e banda larga)”.

 

Esse trabalho realizado pelos técnicos pelo pesquisador do LabSis, gera um banco de dados diferenciado que aumenta ainda mais o conhecimento dos técnicos do laboratório. “É um longo perfil de estações sismográficas temporárias que registram dados num curto período de tempo (1 a 2 anos), seguindo uma distribuição fixa. Logo, é necessária uma logística de campo completamente diferente da utilizada em estações permanentes. Portanto é mais um trabalho que demonstra a expertise do LabSis na aquisição de dados”, finaliza Diogo Coelho.

 

Heloísa Lemos - Assessoria de Comunicação