LabSis/UFRN realiza mudança de estações sismológicas no Ceará e Maranhão

Técnico do LabSis - Eduardo Menezes

O estado do Maranhão é mais uma vez palco de trabalho dos técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Dessa vez, a missão de Eduardo Menezes é recolher as estações sismológicas de Vargem Grande e região.

Após esse procedimento, o técnico do LabSis irá ao Ceará, realizar a instalação de novas estações em Chorozinho e municípios vizinhos, para monitorar os eventos sísmicos locais.

“Quando ocorreu o terremoto no Maranhão em janeiro desse ano, fomos ao local do epicentro para realizar estudos e fazer a instalação de estações temporárias. Agora precisamos realizar esses estudos em outros locais sismologicamente ativos. Por isso, vamos à cidade de Chorozinho, que é onde aconteceu o maior tremor de terra da região nordeste”, explica Eduardo.

A viagem ocorrerá entre os dias 20 e 30 de março. E as atividades ocorridas no Ceará acontecem em parceria do LabSis com a Defesa Civil do estado.

Tremor de terra no Maranhão em 03/01/2017

No dia 03 de janeiro, às 12:43 UTC (09:43, hora local), ocorreu um tremor de terra no estado do Maranhão. Esse tremor foi registrado por várias estações da Rede Sismográfica Brasileira e teve seus parâmetros divulgados independentemente pela USP. Para a universidade, o evento teria magnitude 4.6 e ocorrido próximo a Belágua. Para a UnB, o evento atingiu a magnitude 4.7 e ocorreu próximo a Vargem Grande.

Tremor no Ceará

No dia 20 de novembro de 1980, por volta da meia-noite, ocorreu um tremor de terra, conhecido localmente como “Terremoto de Pacajus”, e foi considerado o maior que já aconteceu nas regiões Norte e Nordeste, com magnitude de 5,2 na Escala Richter. Devido à ação da Natureza, 488 casas foram danificadas no epicentro do fenômeno registrado, na verdade, na localidade de Brito, no município de Cascavel, fronteira como o município de Chorozinho.

*Com informações do blog Sismos do Nordeste e do portal Diário do Nordeste

Heloísa Lemos - Assessoria de Comunicação