LABSIS EMITE INFORME SOBRE DESLOCAMENTO DE ROCHA EM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO
No dia 07/09/2019 o Laboratório Sismológico recebeu a informação de que um bloco de rocha havia se desprendido de uma serra no município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Segundo a Sra. Elizabeth Szilassy, o fato teria ocorrido por volta das 13h30 (do dia 07) e os moradores do distrito de Fazenda Nova ouviram um grande barulho, parecido com fogos de artifício. Pouco tempo depois descobriram que o barulho teria sido provocado pela queda de uma enorme rocha, de aproximadamente 50 metros de altura e 20 de comprimento. Ela estava encostada no lado norte da cordilheira da Serra do Cachorro, 6 km ao sul do distrito Fazenda Nova. Nenhuma residência foi atingida pelo estilhaços produzidos pelo impacto da queda. O sismólogo Eduardo Menezes, através da estação sismográfica localizada em Caruaru (cerca de 30 km do local da queda), informou que a mesma registrou o momento exato do desmoronamento da pedra, tamanho foi o abalo de sua queda.
O LabSis/UFRN através dos dados das estações sismográficas da RSB (Rede Sismográfica Brasileira), operadas pela instituição e que fazem o monitoramento sísmico de todo Nordeste do Brasil, analisou os dados de algumas estações no período citado e confirmou que este movimento foi de fato registrado. O Sr. Adilson Nunes, um dos primeiros moradores a visitar a região do impacto, nos enviou algumas imagens do local onde ocorreu o deslocamento do bloco de rocha. Você pode conferi-las clicando aqui.
É importante ressaltar que não foi detectado nenhum evento sísmico (natural ou induzido) que antecedesse este fenômeno. Aparentemente, neste caso, houve um tombamento de um bloco rochoso que sofreu ao longo do tempo intemperismo, seguido de rolamento. Este tipo de acontecimento nos mostra a relevância do trabalho de monitoramento contínuo que as instituições realizam em todo o Brasil.