ATIVIDADE EM PEDREIRA É REGISTRADA EM ESTAÇÕES SISMOGRÁFICAS OPERADAS PELO LABSIS (08/10/2019)

Localização preliminar do epicentro simbolizada pelo circulo branco (EP_SC3)
Localização preliminar do epicentro simbolizada pelo circulo branco (EP_SC3)

Nesta terça-feira (08), às 16h59 UTC (13h59, horário local), as estações sismográficas localizadas em Pedro Velho/RN e Riachuelo/RN registraram a explosão oriunda de pedreira próxima a Campina Grande, na Paraíba. Uma margem de erro de 5 km na localização epicentral do evento deve ser levada em consideração.

É importante ressaltar que eventos provocados por atividades de mineração são comuns em várias localidades do mundo. Algumas delas, quando próximas de áreas urbanas, podem provocar até mesmo rachaduras nas casas e asustar a população. O monitoramento feito pelo Laboratório Sismológico da UFRN acompanha, dentro de sua área de monitoramento, todas as pedreiras ativas, sendo também papel do LabSis manter a população informada sobre os eventos que ocorrem em decorrência dessas atividades que, por muitas das vezes, podem ser confundidos com tremores de terra. O registro do evento está disponível na sessão de anexos no final desta publicação.

O LabSis permanece em constante monitoramento da atividade sísmica da região Nordeste em tempo real, mantendo sempre o contato com as autoridades competentes, como as Defesas Civis, das regiões afetas pelos eventos que ocorram na região. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.