TERRA VOLTA A TREMER NA REGIÃO DE TEJUÇUOCA EM 26/08/2020

Localização epicentral simbolizada pelo marcador amarelo no mapa
Localização epicentral simbolizada pelo marcador amarelo no mapa

Horas após o primeiro sismo de magnitude preliminar 1.6 mR, registrado às 04h06 UTC (07h06, horário local), na região da Serra da Meruoca, a terra voltou a tremer no estado do Ceará. Às 14h47 UTC (11h47, horário local), as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico registraram mais um tremor na região do município cearense de Tejuçuoca, desta vez a magnitude preliminar foi calculada em 1.7 mR e, como de costume, o Laboratório Sismológico já entrou em contato com a Defesa Civil do estado do Ceará. Através de uma publicação feita em uma rede social, um morador relatou que vários moradores do Distrito do Retiro sentiram o tremor e ouviram um barulho atípico no horário do evento. Esse é o segundo evento a ser registrado na região somente neste mês. O primeiro ocorreu no dia 17 desse mês e teve sua magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.

Como citado na publicação anterior, o primeiro evento, de magnitude preliminar 1.6 e com epicentro na Meruoca, foi sentido pela população local que, logo após a ocorrência do evento, entraram em contato com Eduardo Menezes, técnico do Laboratório Sismológico da UFRN. O Sr. Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, da Defesa Civil do município de Sobral, também entrou em contato com o LabSis solicitando mais informações sobre o evento em questão.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Ceará e na região Nordeste do país em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.