LABSIS DISCUTE VIABILIZAÇÃO DE NOVA ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS (30/06/2021)

Reunião no município de Caraúbas/RN
Reunião no município de Caraúbas/RN

Na última quarta-feira (30), Eduardo Menezes, técnico do Laboratório Sismológico da UFRN, se reuniu na Câmara de Vereadores do município de Caraúbas para discutir, juntamente com o Vice-Prefeito de Caraúbas, Paulo Paiva Brasil, a instalação de uma nova estação sismográfica na região, com o intuito de estudar os tremores que vêm ocorrendo recentemente no município. A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Caraúbas e a Defesa Civil do município com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, representada pelo LabSis, funcionará da seguinte forma: o LabSis disponibilizará o equipamento que, a princípio, operará durante seis meses, com o intuito de identificar com maior precisão a nova área sismicamente ativa no estado, além de auxiliar em palestras nas comunidades urbanas e rurais orientando a população sobre os fenômenos.

A prefeitura irá contribuir com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer. Além do Vice-Prefeito, o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Elionaldo Benevides, o Presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Bezerra, o Chefe de Gabinete, Jaimar Gomes, o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Adriano do Nascimento, e a Vereadora Socorro Melo participaram da reunião.

Assim como realizado recentemente no município de Palhano, no Ceará, o Laboratório Sismológico também instalará o link de internet na estação sismográfica localizada no município de Mauriti. A parceria entre a Prefeitura de Mauriti e o LabSis foi acordada, na última terça-feira (29), com o Secretário de Agricultura, Paulo Cavalcante, e com o representante da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão.