TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DE ALAGOAS (09/08/2021)

Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa
Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa

A terra voltou a tremer no estado de Alagoas nesta segunda-feira (9). Às 03h40 UTC (0h40, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.7 mR, foi registrado pelas estações sismográficas, que fazem parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Pindoba. O último evento registrado no estado de Alagoas ocorreu no último sábado (7), às 10h24 UTC (07h24, hora local), na região do município de Pão de Açúcar, que fica a aproximadamente 186 km de distância de Maceió, de magnitude preliminar 1.6 mR. Até o momento desta publicação não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o evento desta segunda-feira.

Na semana passada, o Laboratório Sismológico da UFRN, em parceria com a Defesa Civil do estado de Alagoas, viabilizou o link de internet da estação sismográfica operada no município de Anadia. Com a conexão, os dados da estação serão transmitidos em tempo real ao data center da UFRN, e poderão ser utilizados para a continuidade do monitoramento da atividade sísmica no estado de Alagoas e na região Nordeste do Brasil. A visita da equipe do LabSis para manutenção e instalação do link contou com apoio logístico da Defesa Civil do estado de Alagoas, além de financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos Tectônicos (INCT-ET/CNPq) e Serviço Geológico do Brasil.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.