LABSIS INSTALA NOVAS ESTAÇÕES SISMOGRÁFICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Instalação da estação sismográfica localizada no município de Petrolina/PE

O Laboratório Sismológico da UFRN, nos últimos dias, instalou duas novas estações sismográficas no estado de Pernambuco. A primeira delas, instalada no município de Rio Formoso, localizada na Zona da Mata Sul, e a segunda, no município de Petrolina. A necessidade da ampliação da rede sismográfica no estado ocorreu devido aos recentes eventos sísmicos registrados na estado de Pernambuco, onde somente no mês de outubro, nove tremores foram contabilizados pelo LabSis/UFRN. A instalação dos equipamentos contou com financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos Tectônicos (INCT-ET/CNPq), além da colaboração das Prefeituras Municipais e Defesas Civis de Petrolina e Rio Formoso.

Também nesta terça-feira (9), Eduardo Menezes, técnico do LabSis, participou de uma reunião com o vice-prefeito do município de Petrolina, Simão Durando, o secretário Executivo de Segurança Pública e coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu, o secretário executivo da Defesa Civil, José Welton de Aquino, o secretário executivo de Planejamento e Tecnologia, Clériston Ramos, e o gestor do Grupo de Apoio a Desastres da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), Edvaldo Thomazi.

Entre os meses de junho e setembro deste ano, o Laboratório Sismológico também firmou parcerias com prefeituras de municípios cearenses, visando também instalar estações sismográficas nas localidades mais afetadas pelos tremores de terra ou aprimorar, com conexão à internet, estações já existentes, onde, após a instalação dos equipamentos necessários, os dados podem ser transmitidos em tempo real ao data center da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e são utilizados para a continuidade do monitoramento da atividade sísmica na região Nordeste do Brasil.