TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (02/12/2021)

Localização epicentral simbolizada pelo círculo vermelho no mapa
Localização epicentral simbolizada pelo círculo vermelho no mapa

Na última segunda-feira (2), às 12h46 UTC (09h46, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar calculada em 1.7 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN no município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte. O último evento registrado no estado ocorreu no dia 01/11, às 19h13 UTC, no município de Caraúbas. A magnitude preliminar do evento foi calculada em 1.5 mR. Até o momento desta publicação não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o evento da última segunda-feira (02/12).

No mês de julho deste ano, o LabSis/UFRN, em parceria com a Prefeitura do município de Caraúbas, e a Defesa Civil municipal, instalou uma nova estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região. Além de Caraúbas, outros municípios do estado também receberam novas estações ou aprimoramentos nas estações já instaladas, como no município de João Câmara. A prefeitura municipal de Caraúbas contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.