PROJETO: "Tomografia Sísmica na Amazônia Ocidental: Terremotos Profundos na Placa de Nazca"

Estações instaladas na região da Amazônia Ocidental

O Laboratório Sismológico da UFRN anuncia o lançamento do projeto "Tomografia Sísmica na Amazônia Ocidental: Terremotos Profundos na Placa de Nazca", que tem como objetivo geral determinar a estrutura sísmica detalhada da placa de Nazca sob a Amazônia Ocidental, com vistas a inferir seu regime térmico e a origem dos terremotos de fonte profunda (550 - 650 km) na região.

Para esse propósito, está sendo instalada uma rede sismográfica temporária para coletar dados sismológicos e avaliar a estrutura profunda da região. A rede estará formada por 11 sismógrafos de banda larga do Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PEG-BR) sediado no Observatório Nacional, 5 sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), 3 sismógrafos do Laboratório Sismológico da UFRN e 1 sismógrafo da rede de monitoramento global (GSN).

Os terremotos profundos são nucleados no interior de placas oceânicas em subducção e sua fenomenologia não difere substancialmente dos terremotos nucleados perto da superfície terrestre. No entanto, devido às diferentes condições de pressão e temperatura nessas profundidades, o mecanismo físico por trás da ocorrência desses terremotos profundos não pode ser semelhante ao dos terremotos rasos.

Benefício para a sociedade e engajamento com gestores públicos:

É importante ressaltar que a implantação da rede de estações sismográficas temporárias aqui proposta permitirá também ampliar o limiar de detecção de eventos na Amazônia Ocidental.

Com base nos dados coletados, as Defesas Civis dos estados poderão se preparar melhor para enfrentar terremotos expressivos. Planos de evacuação, estratégias de resposta e medidas de segurança podem ser desenvolvidos com base nas informações sísmicas disponíveis. O envolvimento dos gestores públicos, como prefeitos, secretários de Defesa Civil e outros, será fundamental para esse fim, através de tomada de decisões informadas com base nos dados coletados e a implementação de políticas de prevenção e resposta.

A conscientização pública será também fundamental para garantir que as comunidades estejam preparadas para lidar com esses eventos naturais, o que será feito através de palestras em escolas, universidades e instituições locais. As palestras serão abertas ao público em geral.

Parcerias e Instituições Envolvidas:

Esse é um projeto de alta complexidade logística que envolve a participação de até 10 pesquisadores e 2 técnicos de até 8 instituições diferentes.

Coordenador: Prof. Dr. Jordi Julià Casas (UFRN)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Antonio Romero da Costa Pinheiro (UFAC)

Participantes: Prof. Dr. Marcelo P. Rocha (UnB); Juraci Mário de Carvalho (UnB); Prof. Dr. Paulo Araujo de Azevedo (UFOPA); Prof. Dr. Marcelo Assumpção (USP); Prof. Dr. Rosana Maria do Nascimento Luz (UFRA); Prof. Dr. Waldemir Lima dos Santos (UFAC); Dr. Diogo Farrapo de Albuquerque (Braskem); Dr. Marcus Vinícius Ferreira (CPRM);

Eduardo Alexandre Santos de Menezes (UFRN); Adriano Pereira Botelho (UnB)

Financiamento:

O projeto obteve recursos do CNPq (Chamada Universal) e conta com o apoio financeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Tectônicos (INCT-ET).