O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

ATIVIDADE SÍSMICA NO MUNICÍPIO DE BENTO FERNANDES EM 01/05/2019

Linha vermelha simbolizando a Falha de Samambaia
Linha vermelha simbolizando a Falha de Samambaia

Ontem (01/05), às 02h56, 06h11 e 22h05 UTC, três eventos (microtremores) ocorreram no município potiguar de Bento Fernandes e foram registrados na estação sismográfica localizada em Riachuelo. Embora sejam três microtremores, é importante continuar o monitoramento dessa atividade sísmica que pode, de alguma forma, estar relacionada com a Falha de Samambaia, a maior falha sismogênica conhecida no Brasil e que, várias vezes, tem causado problemas para a população da região.

A Falha de Samambaia tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco que, apesar de ser bem menor, também contribui com alguns tremores naquela região. As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada, como a de 1986, em João Câmara.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.